segunda-feira, 9 de maio de 2016

Doutor Sono - Stephen King


Título: Doutor Sono
Autor: Stephen King
Ano de publicação: 2014
Nº de páginas: 480
Editora: Objetiva


            Doutor Sono do renomado autor americano Stephen King foi uma grande surpresa para todos aqueles que estão acostumados a acompanhar suas obras. Publicado em 2014 exatamente 37 anos depois da primeira publicação de O Iluminado em 1977, livro que fez estrondoso sucesso, considerando a sua adaptação para o cinema de 1980 produzido e dirigido por Stanley Kubrick que se tornou um grande clássico. É importante estabelecer que como Kubrick e King se desentenderam ao longo da produção do filme e algumas coisas foram alteradas no roteiro, Doutor Sono é a proposta de sequência do livro O Iluminado alguns acontecimentos são essenciais para que se estabeleça uma relação direta entre as duas obras de King, e se você somente assistiu ao filme, certamente vai perder a continuidade da narrativa.           

            O tempo passou para nós assim como passou para Danny Torrance depois de tudo o que aconteceu em O Iluminado sua vida ficou marcada por uma tragédia. Ele se tornou um homem amargurado, alcóolatra, falido e continuamente assombrado pelo passado e por um dom que ele renega. Danny saiu do Hotel Overlook vivo, assim como sua mãe Wendy e o zelador Dick Halloram, que como Danny, era iluminado. É interessante que King escolhe chamá-lo de Dan agora e não de Danny, demonstrando um amadurecimento do personagem que foi precoce e duro e cobrou seu preço, pois podemos ver nesse novo Dan vários traços de seu pai Jack Torrance, a necessidade da bebida e a frustração contínua.                

       A narrativa começa quando Dan acorda em um apartamento sujo junto à uma mulher chamada Danie viciada em álcool e drogas, que tem um filho pequeno, mas que ignora infimamente, mesmo assim Dan o deixa abandonado. Ele foge da pequena criança, assim como foge de seus tormentos, mesmo assim o passado retorna. 

    Abra Stone é iluminada como Dan, mas é extremamente poderosa, tanto quanto ele foi quando criança. Para Dan os anos de prática passaram, seu constante movimento de negação do dom, assim como a bebida o tornaram muito mais fraco. Os caminhos de Dan e Abra vão se cruzar por conta de uma organização conhecida como O Verdadeiro Nó, comandada por Rose, a Cartola, uma figura inescrupulosa. O grupo viaja pelos Estados Unidos em trailers e são extremamente ricos, mas além disso são imortais, para conseguir isso eles buscam o “vapor” que é produzido pela morte de um iluminado, todos os outros são camponeses. Abra vê a partir de seu dom as atitudes brutais do Verdadeiro Nó, que não se contenta apenas em matar crianças iluminadas, mas ainda utiliza de horríveis torturas. Rose toma conhecimento da existência de Abra e cobiça seu “vapor” acima de todos, por isso direciona todos os esforços e sua organização para encontrar essa garota cujo poder faz o dos outros iluminados parecer brincadeira.  

          Dan chegou ao fundo poço e não encontra nenhum lugar que seja bom o suficiente para ficar, até que ele chega a Kent, cidade em New Hampshire, com bons pressentimentos ele conhece lá pessoas que o ajudam. Ele começa a trabalhar em um asilo, como zelador, mas acaba utilizando seu dom para ajudar as pessoas que estão prestes a morrer, basicamente as conforta e por isso é conhecido como Doutor Sono. Ele também frequenta o Alcóolicos Anônimos e consegue se manter longe da bebida.  Abra se desespera com o que viu sobre o Verdadeiro Nó, ela não tem a quem recorrer, seus pais sempre trataram seus poderes como um problema que deveria ser escondido, e buscaram incentivar que ela os reprimisse. Assim como Abra conseguiu alcançar Rose a quilômetros de distância, ela podia se comunicar com Dan Torrance, sabendo ambos eram iluminados, e por isso poderia confiar nele. Dan fica receoso de ficar ao lado de Abra, mas no fundo sabe, que assim como Dick Halloram o ajudou naquele dia no Hotel Overloook, é seu dever ajudá-la. 

           O dom da iluminação é novamente desenvolvido e ampliado por King, tanto do lado de Dan e Abra e as consequências de se ter um poder como esse, assim como a importância que tem para o Verdadeiro Nó como maneira de sobrevivência. King cumpre de forma competente a ligação estipulada entre O Iluminado e Doutor Sono, nós recuperamos um Dan que não é mais Danny, mas ao longo da narrativa ele se torna mais consciente e preparado para enfrentar seus velhos fantasmas, demonstrando que apesar de tudo que passou, ele ainda é aquele Danny corajoso e generoso. Abra é extremamente encantadora e cativante, uma criança que assim como Danny não sabia muito bem como lidar com sua iluminação e já muito cedo tem que enfrentar uma experiência traumática que a marcará para o resto de sua vida. O final de Doutor Sono é a altura de todas as relações construídas, os personagens são confrontados e o passado vem à tona, Dan e Abra são testados pela força do Verdadeiro Nó. Com um desfecho emocionante o livro não deixa a desejar. 


                                                                                             Sorcha


                                                                                                                                           
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário